quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Pós-ocupação

22/11/2010


Ao contrário da assembléia da manhã que não apenas votou a permanência da ocupação como também avançou para a ocupação da cozinha, a assembléia da noite de um modo muito tumultuado e por uma diferença mínima deliberou a desocupação da Reitoria. Seu argumento foi o receio da entrada novamente da Tropa de Choque, coisa que não estava na ordem do dia. Os mesmos integrantes do CCA alteraram da manhã para a noite, assim como da água para o vinho, seus posicionamentos acerca dos rumos do movimento. 

A carta escrita pelo reitor Dirceu de Mello na sexta-feira demonstrou uma inflexão na sua postura que inicialmente lavava as mãos sobre uma possível entrada da polícia para uma postura ofensiva de criminalizar o movimento. Essa atitude do reitor causou precipitadamente a desocupação. Por mais, que a posição da Reitoria tivesse mudado, ela não sinalizava imediatamente a entrada da Tropa do Choque, visto que há todo um trâmite a ser cumprido pelo oficial de justiça com uma liminar. Fato que não existiu.  

Nós, votamos pela permanência da ocupação por acreditar que ela era melhor via de se conduzir a luta pela redução da mensalidade aliada à abertura do livro de contas. Para vocês terem uma idéia da visibilidade que ganhou a ocupação, iremos colocar alguns números: no facebook conseguimos 132 seguidores e as visitas diárias na semana foram 7.573, no blog apenas no dia 19 houve 3.100 visitas e sábado 1.635 visitas, no twitter foram 281 seguidores, ressaltando que esses números são muito maiores, pois, por exemplo, o blog registra visita por IP e quando o acesso é feito na PUC-SP o IP é o mesmo. No twitter e facebook há mais gente que acessa as informações além dos seguidores. Ademais, é bom lembrar que a ocupação obteve repercussão em toda a Imprensa e também moções de apoio de parlamentares e do movimento estudantil de todos os cantos do Brasil, assim como da fábrica argentina Flaskô que está sob controle operário.

Esses fatos demonstram que a ocupação da reitoria deu um salto qualitativo na campanha pela redução e essa experiência por ser ainda muito embrionária não havia esgotado todas as suas potencialidades. Inúmeros cursos estavam entrando de cabeça na ocupação, - Relações Internacionais, Serviço Social, Ciências Sociais, Geografia, etc-, ao contrário de interrompê-la, o movimento devia fortalecê-la e utilizar toda essa visibilidade para se antecipar e denunciar a sociedade a possível entrada da Tropa de Choque. Ao invés de nos retirarmos por uma ameaça que não estava na ordem do dia, teríamos agora uma correlação de forças muito mais favorável, a famosa carta na manga. Infelizmente, a decisão equivocada triunfou.

Mesmo discordando dela, continuaremos a campanha pela redução, pois não vamos perder o foco e nem muito menos iremos dividir o movimento, pois quem faz isso e com muito êxito é o Dirceu de Mello. Acreditamos que um erro não se conserta cometendo outro, por isso não somos sectários e devemos continuar atuando.

Nesse sentido, participamos da reunião com Dirceu e o Padre Rodolpho em que ficou acertado que a negociação irá ocorrer hoje, dia 22/11 entre o Consad e a Comissão de Negociação no período da tarde provavelmente entre às 14h e 15h e será transmitida via internet pelo site oficial da PUC-SP. Assim, acreditamos que toda a comunidade deva assistir e acompanhar de perto esse processo que ainda está em curso e continua com a nossa demanda que não apenas assegura a permanência estudantil e diminui a inadimplência, como viabiliza o acesso a universidade para a população pobre. Por isso, chamamos todos a participarem das próximas atividades do movimento e nos reunirmos hoje às 11h30min após o horário da aula. E a assembléia no período da noite.

220V


Nenhum comentário:

Postar um comentário